Checar a pressão arterial, dosar os níveis de colesterol e de glicose no sangue e verificar se o ritmo de batimentos cardíacos está dentro do esperado são alguns dos parâmetros utilizados pelos médicos para investigar se a condição das artérias e do coração está adequada.
E mais de 60% dos respondentes da nossa pesquisa afirmam ter passado por exames do gênero pelo bem do sistema cardiovascular nos últimos 12 meses. Confira:
O dado é positivo, mas não dá para deixar de observar que um número expressivo de pessoas deixou de se submeter a um check-up, podendo ficar com a saúde descoberta.
Como contamos na reportagem de capa da edição de novembro, problemas como hipertensão, colesterol alto e diabetes são silenciosos e passam anos sem dar sintomas. Mas podem virar uma bomba e detonar infartos, AVCs e outros perigos.
O melhor jeito de se cuidar é adotar um estilo de vida ativo e equilibrado e manter a rotina de consultas e exames médicos.
ERRATA
1- Diferentemente do que foi publicado na reportagem da última edição Entre o Avanço e o Acesso, sobre a atrofia muscular espinhal (AME), o medicamento risdiplam é administrado diariamente na forma líquida via oral ou por sonda, e não por comprimidos, como afirmou a matéria.
2- A pesquisadora Leila Lopes, entrevistada para o conteúdo Teste para Zoonose em Alta, sobre um novo exame para esporotricose, não é médica, como mencionado, mas biomédica.
Conexão: você realizou um check-up cardiológico no último ano? Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário