sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Agência de SEO Internacional: Quais os Benefícios e Como Contratar

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Uma agência de SEO internacional é o que você precisa caso esteja em seus planos expandir os negócios para outros países pela internet.

Ainda que não sejam numerosas, as empresas que oferecem esse tipo de serviço existem.

Mais do que isso: são a opção mais segura na hora de fazer a otimização para buscas em outros idiomas.

Digo isso com base na minha própria experiência à frente da minha agência, hoje presente em diversos países, inclusive no Brasil, é claro.

Neste texto, quero também esclarecer algumas questões frequentes sobre SEO e as suas variações.

Afinal, vale mais a pena focar no público local ou internacional? Uma consultoria antes de pensar em voos mais altos é uma boa ideia?

As respostas estão só alguns tópicos à frente, então, continue lendo e entenda como um site brasileiro pode se tornar um sucesso nos quatro cantos do mundo.

O que é SEO internacional?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca.

Essa estratégia dentro do marketing digital cuida para que um site esteja nas melhores condições possíveis para aparecer com destaque nas pesquisas dos principais buscadores.

Obviamente essa otimização é focada no Google que, de acordo com o Internet Live Stats, só fez aumentar a quantidade de buscas a cada ano desde que foi fundado em 1998.

Então, toda estratégia e ações de SEO têm como meta posicionar bem um site sempre que alguém fizer uma pesquisa para um termo que se relacione a ele.

No caso do SEO internacional, essa otimização é direcionada para sites a serem lançados fora dos seus países de origem.

Eu imagino que você esteja com uma dúvida do tipo: será que compensa?

A resposta é: sim e não.

Compensa quando a empresa tem uma estratégia sólida de marketing digital amparando a sua incursão no exterior.

Logo, quando as coisas são feitas na base do improviso e sem planejar, aí, a tendência não pode ser outra que não seja o fracasso.

De qualquer modo, o SEO internacional pode gerar resultados incríveis, como destaco a seguir.

Quais são os benefícios de fazer SEO internacional?

A principal vantagem dessa vertente do SEO é garantir que um site esteja em condições de cumprir objetivos de negócios fora do seu país original.

Outro benefício do SEO internacional é que, quando um site está otimizado, pode representar uma fonte de receitas em situações nas quais a conjuntura no Brasil não estiver das melhores.

Portanto, é uma forma de diversificar os lucros e até de se proteger das oscilações do mercado interno.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa comece a faturar em dólar ou em euros, moedas historicamente mais valiosas que o real.

Tudo isso é possível quando se tem uma presença online forte o bastante em países como os Estados Unidos ou nos da Europa.

Que tipos de serviço oferece uma agência de SEO internacional?

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Uma agência de SEO internacional não deixa de ser uma agência de SEO como outra qualquer.

Sendo assim, ela continua a oferecer os mesmos serviços esperados por uma empresa de marketing digital.

Na verdade, o usual é que o SEO “gringo” seja oferecido como uma atividade a mais, ou seja, um plus em relação às outras frentes de trabalho já executadas.

Vamos conferir quais são elas então?

SEO internacional

Uma estratégia de SEO internacional, como tudo que envolve a otimização para motores de busca, começa a partir da coleta e do tratamento de dados por meio de ferramentas de analytics.

Ou seja: se o Google Analytics ou o Search Console indicam que existe um potencial a ser explorado em outros países, então, essa modalidade é para você.

Por outro lado, se o seu site raramente recebe acessos de visitantes do exterior, provavelmente, o melhor a se fazer é permanecer no mercado local.

SEO local

Falando em local, essa é a subespecialidade de SEO mais frequentemente colocada em prática pelas empresas.

Nesse caso, ao tratar como local, o SEO pode ser também de abrangência nacional, não se restringindo necessariamente a uma cidade ou região.

Aqui, podem fazer mais a diferença estratégias de SEO on page que privilegiem palavras-chave de cauda longa e técnicas de geomarketing.

Outra distinção em relação ao internacional, obviamente, é o idioma do site e dos seus conteúdos, sempre em português brasileiro.

O SEO local também pode ficar restrito a mercados menores, como é o caso de empresas cujos clientes são, via de regra, moradores do mesmo bairro ou zona de uma cidade.

Consultoria de SEO

Já a consultoria de SEO tem um foco ligeiramente diferente.

Embora ela trabalhe também com elementos on page e off page, nesse tipo de serviço, o objetivo é identificar falhas, possíveis melhorias e sugerir soluções.

Normalmente, uma consultoria não se encarrega de executar, limitando-se a analisar a situação de uma empresa e indicar saídas.

Esse é o princípio pelo qual atua uma consultoria em SEO.

Seu profissional é capaz de diagnosticar problemas e apontar formas de resolvê-los sem, no entanto, responsabilizar-se pela execução do que for proposto.

É um serviço requisitado por negócios que necessitam de uma visão imparcial sobre as suas dificuldades e de especialistas aptos a identificá-las com rapidez e precisão.

Auditoria de SEO

Ainda que seja um serviço muito parecido com a consultoria, a auditoria de SEO tem um foco distinto.

Nela, o especialista procura encontrar em um site problemas que possam prejudicar o seu ranqueamento ou falhas que o levem a ser penalizado pelo Google.

Ele também faz uma varredura dos concorrentes, buscando pelos que estão em melhores posições na SERP e identificando o que eles estão fazendo para chegar nelas.

Tudo isso com base em palavras-chave que sejam relevantes e de interesse para os negócios.

Além do SEO on page, a auditoria cuida também dos aspectos operacionais que possam influenciar em sua performance.

Portanto, cabe ao auditor avaliar fatores como velocidade de carregamento, design, usabilidade e tudo mais que possa afetar a experiência do usuário.

SEO técnico

Os aspectos operacionais destacados anteriormente têm a ver com o SEO técnico.

A agência que trabalha com isso foca em aprimorar todos os elementos que levem um site a performar melhor.

Digamos, por exemplo, que um e-commerce está apresentando uma alta taxa de abandono de carrinho.

Nesse caso, pode ser que falhas no gateway de pagamento estejam retardando o fechamento das vendas ou que problemas na plataforma estejam impedindo as pessoas de continuarem o processo de compra.

São questões que devem ser analisadas pelo setor da agência que cuida da parte “invisível” de um site, mas que, ainda assim, é de fundamental importância.

Como contratar uma agência de SEO internacional?

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Todos os serviços de uma agência de SEO podem ser prestados em nível internacional.

Isso significa que o trabalho de uma agência que oferece soluções para empresas que desejam operar fora do Brasil é tão abrangente quanto o de uma agência local.

A questão, no caso, nem é tanto o que ela faz, mas quando contratá-la e de que forma isso pode ser feito com segurança.

Afinal, a empresa estará pisando em territórios ainda inexplorados que, dessa forma, oferecem riscos nem sempre possíveis de serem calculados sem a ajuda de especialistas.

Como você viu, o primeiro passo é identificar um potencial de atuação no exterior, o que pode ser feito analisando os resultados gerados por ferramentas como o Google Analytics.

Uma vez que você esteja convicto em relação aos seus objetivos, aí sim, será a hora de ir ao mercado em busca de uma agência que possa impulsionar o seu projeto.

Confira, na sequência, quais critérios você deve adotar nesse momento.

Experiência no seu nicho

Ao contratar um colaborador, é normal e esperado que uma empresa olhe primeiro para a sua experiência profissional, certo?

O mesmo vale para uma agência de SEO internacional.

Portanto, quanto mais tempo atuando junto a negócios brasileiros no exterior, mais pontos ela ganha.

Um detalhe importante, aqui, é que a agência não precisa ter sede fora do Brasil para atestar a sua competência.

O essencial é que ela possa comprovar que é capaz de otimizar um site para gerar resultados em outros países ou idiomas.

Para confirmar isso, você pode consultar o portfólio da agência e ver quais clientes ela atende e se eles operam fora do Brasil.

Ou, se essa informação não estiver clara em seu site ou redes sociais, nada o impede de fazer contato por telefone e conversar com os seus líderes para saber mais.

Afinal, quem tem boca vai à Roma, concorda?

Atendimento

No segmento de serviços, o atendimento é, sem exagero, a alma do negócio.

Não é por acaso que a visão que os clientes têm de empresas desse setor está diretamente vinculada à qualidade do atendimento prestado.

A equação aqui é relativamente simples.

O mau atendimento sinaliza serviços ruins, ao passo que o contrário aponta para possibilidades de bons resultados.

Por isso, olho vivo nesse quesito.

Desconfie de agências que tratam o potencial cliente com descaso ou que não parecem se importar com o que ele pensa.

O mesmo vale para aquelas que prometem demais ou garantem “milagres”, como colocar o seu site em primeiro lugar na busca em um país estrangeiro em menos de um mês.

No SEO internacional também não existe milagre e os resultados levam tempo para aparecer.

Experiência no país e domínio do idioma

Uma coisa é expandir as atividades para um país como os Estados Unidos; outra é migrar para a Europa.

Cada mercado tem as suas peculiaridades, e isso deve ser levado em conta por uma agência de SEO internacional.

Não menos importante, ela precisa também dominar o idioma do país a ser explorado, garantindo que os seus conteúdos dialoguem com os nativos.

Vale prestar atenção aos detalhes.

Uma empresa que tenha experiência na Argentina, por exemplo, não será necessariamente a melhor escolha quando os seus planos forem seguir para a Colômbia só porque ela domina o espanhol.

Então, é preciso ter um olhar atento a fim de identificar os detalhes que possam credenciar uma agência para atuar bem em um ou outro país.

Quais são os principais desafios do SEO internacional?

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Vou passar agora à parte mais prática do SEO internacional, na qual podemos debater que tipo de abordagem um site deve adotar quando passa a operar fora do Brasil.

Isso porque, para certos perfis de negócios, pode ser necessário reformular totalmente o site a fim de atender a um público local em um país estrangeiro.

Para outros, basta apenas algumas adaptações em suas URLs, subdiretórios e idiomas para que a transição esteja completa.

Vamos ver como isso funciona e como começar no SEO internacional?

Idioma

Sites cujos produtos ou serviços são iguais, não importa o país em que sejam vendidos, podem se concentrar somente em ter versões em outros idiomas.

Como eu comentei aqui antes em outro artigo sobre SEO internacional, um bom exemplo disso é o Facebook que, em sua página inicial, conta com uma barra para exibir o site na língua local.

Nesse caso, o serviço é rigorosamente o mesmo, seja para uma pessoa em Bornéu, seja para um usuário em Paris.

País

Em contrapartida, há negócios que exigem adaptações mais profundas para se fazerem presentes online fora dos seus países de origem.

Se você abrir o site da Starbucks em sua versão para os Estados Unidos, verá um portal completamente diferente daquele que é exibido para os brasileiros.

Então, quando o foco é geográfico, as adaptações não se limitam a oferecer versões em outros idiomas.

É preciso, nesse caso, ter uma URL local, bem como inserir no código do site ou em seu sitemap os atributos hreflang e alternate, dos quais falarei alguns tópicos mais à frente.

Híbrido

Quando você entra no site da Starbucks Brasil, não vê nenhuma barra de idiomas.

A única alternativa é o português.

No entanto, há negócios que precisam tanto de uma versão do seu site para o público local quanto opções de idiomas.

Já falei aqui, por exemplo, da Stripe, cujo site é apresentado em diferentes versões de acordo com o país e, adicionalmente, conta com variantes traduzidas para cada uma delas.

O que é hreflang?

Nem sempre os robôs do Google conseguem identificar a “nacionalidade” ou o idioma de um site automaticamente.

Isso representa um problema para o SEO, porque pode direcionar tráfego não qualificado para um site.

A fim de contornar essa questão, utiliza-se o atributo “hreflang”, que serve para dizer ao Googlebot em qual ou quais idiomas aquele site pode ser lido.

Já o atributo “alternate” serve para indicar que o conteúdo não é cópia de uma página que já existe no Brasil.

Ele é recomendado, portanto, quando um site é traduzido, preservando funções e conteúdos do original.

Conclusão

Vale a pena investir em SEO internacional?

Vale, sim.

Desde que a sua empresa tenha abertura para entrar em um novo mercado, é claro.

Para isso, não deixe de analisar os dados do seu site e, claro, fazer um meticuloso plano de negócios.

Ao traduzir o seu site, prefira fazê-lo com tradutores profissionais que possam criar textos sob medida para as audiências que você pretende alcançar.

Nada contra o bom e velho Google Tradutor, mas, quando se trata de SEO, conteúdo humanizado e que dialogue com o público é indispensável.

Por isso, contar com uma agência de SEO internacional para levar sua marca ou empresa ao exterior é uma sábia decisão.

E você, tem planos de investir em uma expansão? Ficou com alguma dúvida? Conte nos comentários quais são as suas ideias.

Como uma agência de SEO internacional pode ajudar você?

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