domingo, 2 de outubro de 2022

Vem aí um café descafeinado direto do pé

A Embrapa Café e o Instituto Agronômico (IAC) patentearam uma técnica para selecionar cafeeiros naturalmente sem cafeína.

Para isso, vasculharam o código genético das plantas em busca de mutações em genes capazes de reduzir ou até eliminar a substância, que algumas pessoas não podem consumir ou não toleram muito bem.

“A tecnologia é um teste de DNA semelhante ao de um exame de paternidade. A partir da identificação dessas alterações, podemos cruzar as plantas com as mais adaptadas ao cultivo em larga escala e criar cultivares naturalmente livres de cafeína”, explica a bióloga Mirian Perez Maluf, da Embrapa Café.

Compartilhe essa matéria via:

Hoje as versões descafeinadas são feitas a partir de uma lavagem do grão com água e uso de solventes, processo que acaba removendo outros compostos benéficos. As primeiras plantas do projeto já estão crescendo, e a ideia é que a metodologia seja expandida.

Quem não pode?

Os efeitos estimulantes da cafeína são apreciados por muitos e podem até trazer benefícios na prática de exercícios e na vida diária, mas a ação varia individualmente e algumas pessoas são intolerantes a ela.

+ Leia também: Café em excesso aumenta o risco de pressão alta em pessoas predispostas

Fatores como idade, uso de medicamentos e problemas de saúde também interferem na sensibilidade à substância. Estima-se que 10% dos consumidores de café no mundo tomem a bebida descafeinada.

Continua após a publicidade

Vem aí um café descafeinado direto do pé Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário